www.milazzo.com.br

Blog sobre projetos de arquitetura e educação - www.milazzo.com.br

sábado, 6 de outubro de 2012

Instituto de Medicina de Regeneração UCSF


Ray e Dagmar Dolby Laboratorios de Regeneraçao da Universidade da Califórnia - São Francisco - Califórnia - EUA - Arquiteto Rafael Viñoly.


 UCSF Institute for Regeneration Medicine - Rafael Vigñoly


A Universidade da Califórnia, San Francisco (UCSF) solicitou uma proposta em 2005 para um novo laboratório, o Instituto de Medicina Regeneração (IRM). A empresa foi escolhida pela sua experiência em laboratórios e centros educacionais, e pela força de seu trabalho anterior bem sucedido com a universidade.


Tendo em conta que o terreno possuia forte inclinação ao pé do Monte Sutro, o cliente esperava uma distribuição vertical da edificação, mas que não atendia as necessidades do instituto de pesquisa. O esquema horizontal seria a melhor organização do laboratório para a colaboração das equipes de pesquisa. O pavimento térreo funciona como um laboratório contínuo dividido em quatro níveis, cada um deslocado meio pavimento do outro. Como a construção desce a encosta da montanha arborizada, em cada nível há um espaço de escritório se um telhado verde. Rampas e escadas exteriores, aproveitando o clima temperado, proporcionam uma circulação contínua entre todos os níveis, e o edifício se conecta à três centros de pesquisas através de passarelas de pedestres. A estrutura do edifício é suportado por colunas de aço em balanço apoiadas sobre pilares de concreto, minimizando a escavação do terreno e incorporando o isolamento de base sísmica para absorver forças de terremotos.


Dentro do prédio, as transições entre os níveis foram concebidos para dividir os centros de atividades. Salas recortadas e escadas aumentam as interfaces de comunicaçao e aumentam o potencial de interação entre os usuários. Vidros internos maximizam a conectividade visual entre os laboratórios mais baixos e os escritórios superiores. Para promover ainda mais a colaboração, os laboratórios ocupam um pavimento horizontal livre, com um sistema de mobiliário que permite um layout flexível. Fachadas de vidros viradas para sul permitem a entrada de luz natural abundante nos laboratórios e escritórios e a vista para a encosta arborizada do Monte Sutro.


De acordo com a política da universidade, o projeto será certificado com o LEED Prata e seguirá os critérios de desempenho ambiental da Labs21. Estes índices de sustentabilidade serão alcançados principalmente devido as cobertura verdes que minimizam o efeito de ilhas de calor, ao controle de escoamento de águas pluviais, ao isolamento adequado do edifício, e devido a criação de ambientes ao ar livre para os ocupantes.



http://www.archilovers.com/p35319/ucsf-institute-for-regeneration-medicine


http://www.rvapc.com/works/725-ucsf-institute-for-regeneration-medicine

Nenhum comentário:

Postar um comentário