www.milazzo.com.br

Blog sobre projetos de arquitetura e educação - www.milazzo.com.br

sábado, 6 de outubro de 2012

Escola Primária Martinet - Mestura Arquitectes


Escola Primária Martinet - Mestura Arquitectes
Iniciando uma série de posts sobre arquitetura escolar, destacamos o projeto do escritório Mestura Arquitectes, em Barcelona, na Espanha, construido em 2007. A escola primária Martinet segue as normas determinadas pelo Departamento do Governo Regional da Catalunha de Educação e foi construída em um terreno pequeno e, como é padrão para este tipo de escola, está disposto em forma de U em torno do playground dos bebês, libera ndo o resto do terreno para o playground da escola primária. A escola fica no bairro Alameda de Cornella de Llobregat e é limitado a norte por um campo de futebol, a leste pela Rua Silici, por uma área verde no sul e pela Ronda de Dalt de Barcelona a oeste.

Todas as instalações de apoio da escola - refeitório, cozinha, ginásio, áreas de serviço, administração e sala de professores estão alojados em um primeiro bloco no piso térreo, em sequência ao playground da escola primária. O bloco de salas de aula foi concebido como um volume de três andares, onde as salas da creche estão viradas para o sul, ligadas diretamente ao seu próprio parque infantil através de um pórtico, enquanto as salas de aula primária, no primeiro e segundo andares, são acessadas através de um corredor virado para a fachada sul recebendo a luz natural vinda da direção norte. Um pequeno edifício que funciona como um elo entre os dois volumes abriga o lobby, a recepção, e a biblioteca.

Uma grande “tela” foi criada utilizando blocos cerâmicos para proteger do sol o lado sul dos corredores que levam às salas de aula primária. Os azulejos possuem 300mm x 200 e 100mm x 300mm com 22mm de espessura e são colocadas em ângulo reto um em relação ao outro em um plano vertical (para fora ou para dentro salientes 10 centímetros). As partes que estão mais expostas ao sol foram vidrados em dois intervalos de 3 cores diferentes. Os lados voltados para oeste usam 3 tons de verde, representando a primavera, enquanto os lados voltados para leste usam uma combinação de 3 tons de vermelho, representando o outono. A utilização de soluções passivas de proteção solar são essenciais na Espanha, principalmente quando associadas a ventilação natural.

O critério aplicado na solução da construção da tela garantiu sua estabilidade estrutural e a durabilidade dos materiais que foram usados. As peças cerâmicas têm um sulco em todo os seus contorno que possibilitou que as articulações verticais e horizontais fossem reforçadas por meio de anéis de aço inoxidável com 6mm de diâmetro. Um total de sete juntas de dilatação foram criados, com contraventamento horizontal no quadro do meio, 3 braços verticais pela altura total do painel e braços pelo lado nas duas extremidades. As articulações possuem dois centímetros de espessura e foram feitas em argamassa de cal com um aditivo de aeração plastificado aplicado semi-seco. O aditivo prevê a plasticidade suficiente para acomodar possíveis retrações.

Algumas características importantes devem ser levadas em consideração na arquitetura escolar, no desenvolvimento de projetos educacionais. Os estímulos gerados pelas formas e cores arquitetônicas devem acompanhar gradativamente o desenvolvimento da criança. Para as crianças na creche e pré-escola, o estímulo deve ser menor, com a utilização de formas mais simples e cores básicas. O estímulo acelerado nos primeiros anos de vida pode acarretar em problemas de ansiedade e hiperatividade. Para crianças maiores, o contrário deve ser adotado, as formas mais complexas ajudam a estimular a criatividade, instigar o entendimento dos volumes, dos cheios e vazios desenvolve o cérebro. Deve-se novamente tomar cuidado para que estes estimulos não sejam adotados dentro das salas de aula, pois não podem dispersar os alunos do principal: o conteúdo que está sendo ministrado pelos professores.

http://www.mestura.es
http://www.youtube.com/user/ascercomunicacion
Mais Imagens: 01 - 02 - 03 - 04 - 05 - 06 - 07 - 08 - 09 - 10 - 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário